GARANHUNS E SEU CIRCUITO DO FRIO

garanhuns_4A cidade fica localizada na região montanhosa no Planalto da Borborema a 228 km do Recife, com principais vias de acesso pela BR-423 e BR-232 (via Caruaru). A fundação do município de Garanhuns aconteceu em 10 de março de 1811. No entanto, somente em 04 de fevereiro de 1879, teve sua sede elevada à categoria de cidade. A palavra Garanhuns origina-se do vocabulário “Uraanhu” que quer dizer “homem do campo”. Sua beleza é indiscutível e o clima agradável atrai muitos turistas à cidade. É também conhecida com Suíça pernambucana, porém alguns amantes da cidade a conhecem como cidade das flores ou cidade da garoa.

É de suma importância citar que na cidade sua temperatura anual é de 20,4ºC, só que no mês mais frio chega a 15,4ºC, a ocorrência de frio na cidade e imensa por isso o nome cidade da garoa.

O turista que chega à cidade pode desfrutar de vários lugares incríveis para se conhecer como, por exemplo: o Relógio das Flores, o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Cada um desses lugares tem uma beleza diferente para agradar a todos os olhos que visitam a cidade.

Graças a esse clima tão agradável, os turistas procuram Garanhuns no mês de julho, desde 1991, acontece o Festival de Inverno de Garanhuns, um dos festivais mais conhecidos de Pernambuco. O evento atrai turista do país inteiro, gerando renda extra para os moradores e garantindo a alegria de muitos turistas que passam por lá.

Garanhuns para muitos se torna uma cidade de férias, pois vários de seus amantes moram na capital do Estado e freqüentam a cidade na época do festival como dona Maria Assunção, funcionária pública, de 48 anos. “Sempre estou por lá, pois tenho uma casa alugada e uma para uso pessoal, na época do festival levo a família inteira e ainda tenho pessoas que trabalham pra mim numa lanchonete perto da Praça Guadalajara”, conta Maria Assunção. Segundo ela, a renda não é muita, mas chega a triplicar nesse período, o que permite que ela contrate mais três funcionários.

Não deixe de visitar essa cidade na época do CIRCUITO DO FRIO você irá se apaixonar por suas belezas, para quem ainda não conhece Garanhuns, fica difícil de acreditar que em meio ao Agreste Pernambucano existe um lugar frio, florido e com construções e gastronomia em estilo suíço. Bastante aconchegante e com uma estrutura hoteleira forte, a cidade está pronta para receber o turista. De preferencia conheça o Hotel Tavares que fica localizado na Avenida Rui Barbosa, Heliópolis a 5 km do aeroporto da cidade, e se quizer saborear comidas regionais deliciosas visite Bar e Churrascaria Galinha Caipira e se preferir um estilo internacional conheça Restaurante China Grill, um bom apetite e um ótimo passeio!

Por Brena Wanderley

Deixe um comentário