Homem também pode ser mãe

      Por Ygo Saturnino

 

   Cuidar de um filho sozinho é uma tarefa dificílima, para um pai, muitos ainda acham que só as mães conseguem fazer isso, mas será que é mesmo assim? No ultimo levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estática) mostra que cada vez mais os pais estão tomando a iniciativa e querendo participar mais da vida de seus filhos, de acordo com a pesquisa os casos de guarda que foi dada ao pai da criança dobraram no período entre 1993 e 2003, em 6% dos divórcios o pai termina ficando com a guarda da criança. Ainda é muito pouco, mas mostra que cada vez mais o pai quer mostrar que não é só a mãe que sabe tomar conta dos filhos, mas que ele também é tão capaz quanto a mãe para educar um filho.

     Um dos causadores desse aumento de pais cuidando dos filhos é a globalização, que faz com que as mulheres possam ter os mesmos direitos dos homens, um caso que era pouco visto há alguns anos atrás e vem se tornando comum é da mulher inverter o papel com o homem, ela hoje em dia cada vez mais vem buscando especializações para conseguir um destaque no mercado de trabalho e com isso às vezes é necessário sair do local aonde reside para conseguir. É o caso de Fernando Tavares, pai de Laura e Leandra Tavares “Minha ex-esposa teve que fazer uma pós-graduação fora do Brasil, com isso desde cedo as meninas tiveram que vir morar comigo, no começo foi difícil, pois não sabia lidar como lidar com as duas, mas com o tempo foi tudo se ajeitando e até hoje as duas moram comigo”.

     Agora o maior índice de pais que cuidam dos filhos acontece logo após o falecimento da mãe, esse caso é um dos piores porque é uma coisa muito inesperada onde o pai geralmente não está preparado para lidar com isso e não sabe como conduzir a situação pois é uma perda grande para os dois. “Foi muito difícil quando a mãe de Lucas morreu, um acidente de carro, tudo muito rápido terminou acontecendo em nossas vidas, não só a vida dele havia mudado, mas a minha também, no começo pensei que não conseguiria dar conta da situação, mas com o tempo muito amor e carinho, consegui fazer que nós dois superássemos a perda e consegui criá-lo tão bem quanto qualquer casal, só espero que a mãe dele esteja orgulhosa do filho lindo que temos,” conta Cláudio Morais, pai de Lucas Morais.

     O caso que vem surpreendendo a todos e que vem aumentando cada vez mais são de pais que após a separação querem brigam de igual para igual com a mãe para ter a guarda de seu filho. Esse é um caso que tem que ser bem pensado por um pai para poder ele entrar na justiça para brigar com a mãe, pois pode até tornar uma situação chata entre ele e a mãe da criança, e até deixar a criança triste por saber que seus pais estão brigando por sua causa. Mas pai não é somente aquele que é o genitor, e sim aquele que educa, existem casos em que outra pessoa da família toma o lugar do pai da criança, é o caso de Antônio Gonçalves,  “os dois eram muitos novos, para cuidar de uma criança, e quem terminou assumindo aquele menino fui eu, eu que o eduquei, eu fui pai dele por muitos anos, apesar dele ser meu sobrinho, amo ele como meu filho”, fala após ter o filho de sua irmã mais nova.

     Cada vez com o passar dos anos nota-se que não é só a mulher que querem tomar os lugares dos homens, mas sim os homens também estão tentando tomar o que se dizia lugar da mulher. A maior prova disso é esse crescimento de pais que querem participar ativamente da educação dos filhos, se possível diariamente, por isso há um aumento de pais que brigam pela guarda dos filhos, porque os homens estão mostrando que podem ser também pai e mãe não só elas conseguem, apesar de ninguém conseguir exercer as duas funções perfeitamente, mas pelo o menos amenizar a falta de um, ou amar pelo os dois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: